sábado, 30 de junho de 2012

Convidados do 18º Cole - Mesa Redonda

Thomas Massao Fairchild

É diretor da Faculdade de Letras do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Língua Portuguesa, leitura, escrita, análise do discurso.

Livro publicado:
Produção de dados em sala de aula: documentação, simulação e escrita. In: Pedro Fernandes de Oliveira Neto; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; José Cezinaldo Rocha Bessa. (Org.). Ensino, pesquisa e formação de professores de Língua Portuguesa.


O livro quer reivindicar um espaço próprio no mesmo instante de tempo em que não se perde de uma conexão aos fios de outras vozes que discutem a sua dorsal – ensino-pesquisa-formação-de-professores. O zelo com esse eixo o leitor haverá de notar ao longo do conjunto de textos aqui apresentados. São textos que partem de um ponto de vista coerente e buscam cerzir com outras visões teóricas e/ou metodológicas um itinerário próprio, não perdendo, em nenhum instante, os padrões do estudo acadêmico, presente isso na própria tentativa de reformular as conceituações e os pressupostos sobre os quais se firmam as raízes de cada texto. Qualquer especialista nos temas aqui tratados poderá certamente não se sentir satisfeito com os própositos tratados nesses textos. Cremos, para efeito, que nenhuma das vozes que aqui se inscrevem, assim como as vozes mais experientes em determinados assuntos, visam esse propósito, diante de questões tão amplas e em constante efeito de mutação como são as questões referentes ao ensino, à pesquisa e à formação profissional de professores de Língua Portuguesa. Mas, é fato que os seus autores tem o cuidado e o interesse em dar respostas para as perguntas que cada um levanta em seu texto. Isso tudo vem compor, em linhas gerais, o perfil e o propósito deste livro. É ele um caso real de colaboração de uma comunidade científica em torno de questões e problemáticas inerentes à sua área de atuação. Unidos por este interesse é que se depreende da pluralidade, a unidade desta edição.

Daniela Eufrásio

É Professora Assistente II da Universidade Federal de Alfenas, em que ministra disciplinas de Literatura Infantil, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa. Como principais linhas de pesquisa, circunda os seguintes temas: produção no ensino superior, leitura e produção textual, ensino de língua materna, ensino de literatura e formação de professor. 

Livro publicado:
Discutindo os clássicos em sala de aula: o ensino de Ciências Humanas em questão. In: LEÓN, I. O. R.; BALLESTEROS, M. de Los Angeles de C.; BORGES, R. R.. (Org.). Formação continuada para professores da educação básica : contribuições para a prática docente.

No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda A leitura que potencializa a produção: uma questão para a formação de leitores no dia 18 de julho de 2012 das 10h30min às12hs



Nenhum comentário: